IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cazaquistão adere ao Convênio Alfandegário ATA para facilitar comércio

17/03/2017 11h51

Madri, 17 mar (EFE).- O Cazaquistão vai se incorporar no próximo dia 1º à rede de países do Convênio Alfandegário ATA, um pacto internacional que permite realizar exportações e importações temporárias de mercadorias livres de impostos durante um ano.

"A implantação do sistema ATA mostra o compromisso do Cazaquistão em promover o crescimento econômico e comercial", disse em nota à imprensa o diretor do Conselho da ATA da Federação Internacional de Câmaras de Comércio, Ruedi Bolliger.

A Câmara de Comércio Internacional do Cazaquistão se transformará assim no 76º membro do sistema ATA, segundo a Câmara Internacional de Comércio.

"O Caderno ATA permite a mudança temporária de mercadorias de um país a outro sem necessidade trâmites de importação e exportação temporárias específicas de cada país. Desta forma, os procedimentos ficam mais rápidos e mais baratos", explicou a Câmara de Comércio da Espanha em nota à imprensa.

Este acordo é utilizado especialmente para a saída e para a entrada temporária de mercadorias e equipamentos profissionais para a participação em eventos, como mostras de negócios ou feiras internacionais.

Anualmente, são emitidos mais de 180 mil cartões de identificação no mundo todo, para produtos com um valor total de mais de US$ 21 bilhões.