IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Llorente & Cuenca lança para o mercado brasileiro livro sobre valor agregado

22/03/2017 18h55

São Paulo, 22 mar (EFE).- O empresário espanhol José Antonio Llorente, presidente da empresa de consultoria global Llorente & Cuenca, apresentou no Brasil o livro "Reputação e valor agregado", o primeiro da série lançado em português e que aborda os desafios da comunicação corporativa a partir de experiências do grupo.

O texto publicado por Desenvolvendo Ideias (d+i) reúne o trabalho dos comunicadores corporativos nos países nos quais a empresa de consultoria atua, abordando diferentes tópicos desde a política, economia e empresas, aos desafios da comunicação, crise e riscos de reputação, desenvolvimento sustentável e talento.

"Nós, comunicadores, falamos muito e escrevemos pouco e, por isso, neste livro estamos ressaltando a importância que o mercado brasileiro tem no grupo", comentou Llorente, que destacou a importância da "responsabilidade social" das empresas nos diversos processos e estratégias de comunicação corporativa.

Para Llorente, essa responsabilidade social vai além de um patrocínio a um determinado evento ou programa cultural, exigindo um compromisso de acompanhamento por parte das empresas e da classe política do país.

"A nova política se fundamenta em um renovado esquema de valores, cujo denominador seria a palavra 'colaboração' e, por isso, os políticos são obrigados a colaborar entre si para servir com fidelidade à sociedade", comentou o autor em um dos trechos do livro.

O presidente da Llorente & Cuenca no Brasil, Marco Antonio Sabino, afirmou que em um "país continental" a troca de experiências de processos comunicativos enriquece "o serviço que se pode oferecer às empresas para melhorar suas estratégias de comunicação".

Sabino citou como exemplo os trabalhos de responsabilidade social do banco Santander Brasil, da filial brasileira da engarrafadora mexicana Coca-Cola Femsa e da rede de patrocínio sustentável e conteúdo esportivo Sou do Esporte, que atua nas favelas do Rio de Janeiro com várias empresas.

"Reputação e valor agregado" é o primeiro livro em português da série anual lançada há seis anos por d+i, o Departamento de Liderança da Llorente & Cuenca que engloba a troca de conhecimento para abordar os paradigmas da comunicação.