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Missão de 50 empresas brasileiras visita Bolívia em busca de negócios

15/05/2017 22h27

La Paz, 15 mai (EFE).- Uma missão comercial brasileira formada por delegados de 50 micro, pequenas e médias empresas iniciou nesta segunda-feira uma visita à Bolívia com o objetivo de fazer negócios e buscar "sinergias produtivas" com empresários bolivianos.

A delegação brasileira já passou pelo Paraguai, em Assunção e Santa Rita, e agora se encontra na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, "principal polo de desenvolvimento econômico do país", segundo informou um comunicado da embaixada do Brasil em La Paz.

A missão é formada por empresas das áreas de maquinaria e equipamentos, alimentos e bebidas, casa e construção, e higiene e cosméticos.

Entre as atividades programadas para os empresários brasileiros entre hoje e terça-feira estão rodadas de negócios, visitas técnicas e a compradores, além da participação em seminários sobre o ambiente de negócios.

A missão é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), dentro de seu Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) que pretende reforçar a base de empresas exportadoras do país vizinho.

O objetivo do PEIEX é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas que estão começando no comércio exterior, "qualificando-as e estendendo seus mercados", segundo o comunicado da embaixada brasileira.

Essa é a segunda "Missão PEIEX" da agência, na qual participam apenas empresas que passam ou passaram por ações de capacitação para exportar oferecidas pela Apex-Brasil.

A seleção para ser parte da missão obedeceu a critérios como participar ou ter participado de ações de capacitação PEIEX, ter oferta alinhada às demandas de mercado dos dois países, ou contar com catálogos e sites em espanhol.

Antes de viajar, os empresários brasileiros tiveram acesso a seções de mentoria com consultores de Paraguai e Bolívia e participaram em uma reunião de preparação com seminários sobre negócios em ambos países, entre outras atividades.

Na primeira missão, realizada em 2016, foram negociados mais de US$ 40 milhões no Paraguai e na Bolívia, países identificados como importantes parceiros comerciais para o Brasil.