IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Audi pede desculpas por anúncio em que compara mulheres a carros usados

Na peça, "sogra" analisa dentes da futura nora no altar, diante do noivo e do padre - Reprodução
Na peça, 'sogra' analisa dentes da futura nora no altar, diante do noivo e do padre Imagem: Reprodução

Em Pequim

20/07/2017 03h05

A montadora alemã Audi se desculpou, nesta quinta-feira (20), por um anúncio veiculado na China que gerou enorme polêmica dentro e fora do país. Na peça, as mulheres são comparadas a carros usados.

Após receber várias críticas dos usuários, a Audi pediu desculpas no Twitter pelo anúncio e assegurou que este "de nenhuma maneira reflete" os valores da empresa. Disse ainda que serão tomadas as medidas necessárias para "prevenir incidentes" como este no futuro.

Por enquanto, o anúncio desapareceu de alguns dos portais chineses onde tinha sido publicado.

Na campanha - que, segundo garante a Audi, foi produzida pelo seu parceiro local na China -, se pode ver em pleno altar e diante do padre uma sogra com cara de reprovação que vai até a noiva, examina de forma agressiva seu nariz, orelhas e dentes, para, finalmente, aprovar o casamento.

Porém, logo em seguida, a sogra, com ar de surpresa, foca nos seios da noiva. A imagem é cortada, entrando em cena um Audi vermelho, enquanto um locutor afirma que "Uma decisão importante deve ser feita com muito cuidado". Então, surgem na tela endereços dos sites de vendas de carros usados da empresa alemã.

O anúncio ofensivo foi retransmitido na internet e em várias salas de cinema. Alguns internautas classificaram a propaganda de "repugnante" e "lixo machista"; outros, inclusive, ameaçaram boicotar a montadora alemã.