IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC reduz juros pela 7ª vez seguida, e taxa básica chega a 9,25% ao ano

26/07/2017 19h16

Brasília, 26 jul (EFE).- O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou nesta quarta-feira a redução da taxa básica de juros em um ponto percentual, para 9,25% ao ano, o que marca o sétimo corte consecutivo e a primeira vez em que a Selic chega a um dígito desde o final de 2013.

A redução, que condiz com as expectativas do mercado, manteve o ritmo de um ponto percentual aplicado já na última reunião do comitê, no fim de maio.

"O conjunto dos indicadores de atividade econômica divulgados desde a última reunião do Copom permanece compatível com estabilização da economia brasileira no curto prazo e recuperação gradual", disse o Banco Central (BC) em comunicado.

"O recente aumento de incerteza quanto ao ritmo de implementação de reformas e ajustes na economia impactou negativamente índices de confiança dos agentes econômicos", acrescenta a nota.

No entanto, ainda segundo o comunicado, "a informação disponível sugere que o impacto dessa queda de confiança na atividade tem sido, até o momento, limitado".

O BC deixou em evidência a possibilidade de manter o ritmo de corte na próxima reunião, se as condições de "risco" e "inflação" permitirem.

A queda dos juros também visa reaquecer a economia brasileira, que vive a pior recessão da sua história, mas que deu sinais de recuperação com os resultados do primeiro trimestre e as previsões de terminar 2017 em números positivos, ainda que pouco expressivos.

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 3,80% em 2015, seu pior resultado em 25 anos, e 3,6% em 2016, uma retração com a qual acumulou dois anos consecutivos em campo negativo pela primeira vez desde 1930.

Desde o começo do ano o BC acelerou o ritmo da redução das taxas de juros, e os analistas acreditam que a tendência de cortes continuará ao longo de 2017, coincidindo com uma leve recuperação da economia, que neste ano, segundo o governo, deve crescer um 0,5%. EFE

wgm/id