IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Neoenergia conclui incorporação da Elektro Holding

24/08/2017 20h30

São Paulo, 24 ago (EFE).- A Neoenergia anunciou nesta quinta-feira a incorporação no Brasil de todos os negócios da empresa Elektro Holding, o que leva à formação da maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina em número de clientes, com 13,4 milhões.

A transação obteve as três aprovações necessárias das autoridades brasileiras: do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

"Tendo em vista a obtenção das aprovações regulatórias necessárias e a satisfação das demais condições precedentes aplicáveis, foi consumada a incorporação da Elektro Holding S.A. pela Neoenergia S.A. (Neoenergia), conforme deliberação em assembleia geral extraordinária da Neoenergia realizada nesta data", disseram as duas empresas em comunicação de fato relevante enviada ao mercado financeiro no fechamento do pregão da Bovespa.

A Neoenergia, que tem 39% de participação acionária da Iberdrola, anunciou em junho a incorporação de atividades e negócios da Elektro, de propriedade da empresa espanhola.

Após a incorporação da Elektro à Neoenergia, o BB Banco de Investimentos S.A (controlado pelo Banco do Brasil) e a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil serão titulares, respectivamente, de 9,3% e 38,21% do capital da nova Neoenergia, do qual a Iberdrola terá 52,45%.

"Dessa forma, em decorrência da consumação da incorporação, a Neoenergia passa a ser acionista da Elektro Redes, na qualidade de sucessora universal da Elektro Holding, que é extinta, sendo que a Iberdrola Energia permanece controladora da Elektro Redes", acrescenta a nota.