IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia dos EUA supera previsão e cresce 3% no segundo trimestre

30/08/2017 10h47

Washington, 30 ago (EFE).- A economia dos Estados Unidos cresceu 3% no segundo trimestre de 2017, quatro décimos acima do que a primeira estimativa, informou nesta quarta-feira o governo do país.

O segundo dado sobre a evolução do PIB entre abril e junho representa um avanço frente ao cálculo anterior feito pelo Departamento de Comércio, que era de expansão de 2,6%.

O crescimento de 3% supera as previsões dos analistas, que tinham previsto um avanço de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no segundo trimestre.

Além disso, a expansão representa o melhor resultado para um trimestre dos últimos dois anos e é mais do que o dobro da registrada nos três primeiros meses deste ano, que foi de 1,2%.

Segundo o Departamento de Comércio, a revisão para cima ocorreu graças ao avanço das despesas dos consumidores, que representam dois terços da atividade econômica dos EUA, e que chegou a 3,3% no trimestre, melhor dado em um ano.

De acordo com o relatório divulgado hoje, os americanos gastaram mais em bens, incluindo na compra de automóveis, e serviços.

Os EUA estão há 11 anos registrando crescimento do PIB inferior a 3%. Em 2016, a economia avançou 1,6%, o menor ritmo desde 2011.

O presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu que o país voltará a crescer entre 3% e 4% durante seu governo, graças à promoção de investimentos em infraestrutura e a um plano fiscal para reduzir os impostos no país. Apesar das promessas, nenhuma das duas iniciativas entrou em vigor até o momento.