IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maduro chega ao Cazaquistão para negociar com países islâmicos

09/09/2017 19h42

Astana, 9 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou neste sábado à capital do Cazaquistão, Astana, onde participará de uma cúpula da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC, na sigla em inglês) e se reunirá com representantes de países produtores de petróleo.

Maduro pretende apresentar a estes interlocutores propostas sobre a fixação do preço do petróleo, em relação à cúpula da Opep que será realizada no dia 22 de setembro em Viena, Áustria, na qual a organização pode prorrogar a decisão tomada em dezembro do ano passado de reduzir a produção.

O ministro de Petróleo da Venezuela, Eulogio del Pino, já participou de reuniões com países produtores, e explicou que o objetivo é estabilizar os preços do petróleo e do gás.

Maduro chega ao Cazaquistão com o objetivo de fortalecer um "diálogo de civilizações" e "diversificar" as relações econômicas de seu país.

"Estamos no desenvolvimento de uma diplomacia multivetorial do mundo pluripolar, do novo mundo", disse o presidente venezuelano, que apostou em reduzir a dependência do dólar e dos Estados Unidos após as sanções financeiras impostas por Washington no mês passado.

Maduro foi convidado à cúpula da OIC em qualidade de presidente do Movimento de Países não Alinhados.