IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Plano de reforma fiscal de Trump será apresentado ainda em setembro, diz Ryan

13/09/2017 13h43

Washington, 13 set (EFE).- O presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, o republicano Paul Ryan, disse nesta quarta-feira que o primeiro "rascunho" com detalhes sobre a reforma fiscal impulsionada por Donald Trump será apresentado ainda em setembro.

Em uma coletiva de imprensa no Capitólio, Ryan apontou que este rascunho do plano será apresentado "na semana de 25 de setembro" e é esperado que possa ocorrer uma proposta legislativa "nas semanas seguintes".

Este primeiro "rascunho" refletirá o consenso entre dois comitês fiscais da Câmara Baixa e do Senado, e da Casa Branca, explicou o líder republicano.

Trata-se da primeira data concreta de apresentação do plano de reforma fiscal detalhado, após meses de atrasos e discursos vagos, e considerado por Trump um de seus eixos de Governo.

Precisamente, o governante pediu nesta manhã desde sua conta do Twitter ao Congresso que seja rápido o processo de aprovação do seu plano de reforma fiscal.

"O processo de aprovação para o maior corte de impostos e pacote de reforma fiscal na história do nosso país começará logo. Congresso, se mova rápido!", pediu Trump na rede social.

A taxa impositiva paga pelas empresas nos EUA atualmente é de 35% e um dos eixos da reforma de Trump é reduzí-la até 15%, junto com cortes tributários para a classe média.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, reconheceu nesta terça-feira que essa rebaixamento da taxa às empresas para 15% prometido por Trump será difícil de alcançar, mas reiterou o compromisso de reduzir "a um nível competitivo".

O presidente americano recebeu na terça-feira durante a noite na Casa Branca senadores democratas e republicanos para um jantar no qual discutiram os detalhes desta reforma fiscal.