IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P melhora nota de Portugal, que sai do nível de "bônus lixo"

15/09/2017 18h43

Lisboa, 15 set (EFE).- A agência de classificação de riscos Standard & Poor's (S&P) anunciou nesta sexta-feira ter melhorado a nota da dívida soberana de Portugal em um grau, para "BBB -", tirando-a assim do chamado nível de "bônus lixo", no qual estava desde janeiro de 2012.

A S&P foi a última das três grandes agências de classificação de risco a colocar o rating de Portugal no grau "bônus lixo" e foi a primeira a voltar a recomendar o investimento nos títulos do país.

A agência, que atribui a Portugal uma perspectiva "estável", justificou a decisão com base no forte "resultado econômico e orçamentário" do país, conforme explicou em um comunicado.

"A elevação reflete a melhoria da nossa estimativa para o crescimento do PIB português entre 2017 e 2020, assim como o progresso sólido na redução do déficit orçamentário e a redução do risco de uma deterioração significativa nas condições de financiamento externo", acrescentou.

A S&P explicou que espera que a economia portuguesa cresça, em média, mais de 2% por ano entre 2017 e 2020.

A decisão da agência foi tomada no mesmo dia em que o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima sua previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano, para 2,5%, um ponto e dois décimos percentuais acima da projeção anterior.

As outras duas grandes agências de classificação, Fitch e Moody's, decidiram nos últimos meses manter a nota da dívida soberana de Portugal em patamar "bônus lixo", mas melhoraram a perspectiva para "positiva".