IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grande hotel construído na Alemanha Oriental em 1974 é implodido

28/09/2017 12h10

Berlim, 28 set (EFE).- Cerca de 380 quilos de explosivos colocaram fim nesta quinta-feira ao hotel Müritz, um imenso estabelecimento construído em tempos da República Democrática Alemã (RDA) onde passaram as férias milhares de cidadãos da Alemanha Oriental.

Em apenas alguns segundos, o grande hotel situado entre dois grandes lados do Land de Meckelenburgo-Antepomerania (leste) ficou reduzido a escombros e deixou um lastro de 20 mil toneladas de material proveniente da implosão.

A explosão controlada foi transmitida ao vivo pela televisão pública regional "NDR" e pelo canal privado informativo "NTV", enquanto centenas de curiosos a seguiram cerca de 300 metros do estabelecimento separados por um cordão de segurança.

Para a ocasião, foram organizadas algumas excursões de barco pelo lago.

O hotel Müritz foi construído em 1974 sobre um solar de 45 hectares e estava há alguns anos fora de serviço, em meio às discussões entre as autoridades locais sobre o que fazer com o mesmo.

Finalmente em 2015 um investidor privado e os responsáveis de proteção do patrimônio chegaram a um acordo para sua demolição.

O hotel, de dez andares e gerenciado por uma organização sindical da RDA, foi um popular local de férias, localizado a cerca de 170 quilômetros de Berlim e próximo a dois formosos lagos dessa parte do país.

Pelos seus quartos passaram milhares de habitantes da RDA, nos anos seguintes à sua construção e até a reunificação alemã, em 1990.

A partir daí começou seu declive, perante a dificuldade de se adaptar aos padrões ocidentais.

Entre os seus hóspedes esteve, em visitas de caráter privado, a atual chanceler Angela Merkel, que passou a infância e juventude nessa região.