IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Espanha diminuirá previsão de PIB para 2018 se conflito catalão continuar

13/10/2017 11h20

Madri, 13 out (EFE).- O Governo da Espanha vai diminuir a previsão de crescimento econômico para 2018, que atualmente está em 2,6%, se não houver uma "pronta solução" para a situação da Catalunha, advertiu nesta sexta-feira a vice-presidente do Executivo, Soraya Sáenz de Santamaría.

Durante a coletiva de imprensa depois da reunião do Gabinete, Soraya explicou que 2018 devia ser um bom ano para o crescimento e o emprego, mas os eventos na Catalunha pedem "mais prudência".

O Ministério da Fazenda apresentou hoje um relatório ao Conselho de Ministros "em relação ao envio a Bruxelas do plano orçamental" para 2018 diante da falta do plano de contas.

O Executivo tinha que ter apresentado os orçamentos para 2018 antes de 30 de setembro, mas não o fez ao não ter garantida uma maioria parlamentar, já que os nacionalistas bascos (PNV) não deram o seu apoio em plena crise política na Catalunha.

Esta mesma semana, o ministro de Economia, Luis de Guindos, antecipou que a economia espanhola crescerá 3,1% este ano, acima dos 3% previstos.

De Guindos explicou que o plano orçamental que o Executivo tem que enviar a Bruxelas antes de 15 de outubro, como exigem as normas de disciplina fiscal, não incluirá mudanças na política econômica porque não há projeto de orçamento, mas que atualizará as previsões de crescimento.

A vice-presidente também alertou nesta sexta-feira sobre o prejuízo que o processo separatista está tendo na economia catalã, já que a agência de medição de riscos Standad&Poor's apontou ontem que o conflito separatista poderia levar esta região à recessão.

"Os eventos na Catalunha estão pondo em risco a recuperação econômica" e a criação de emprego na região, insistiu Soraya, como reflete a "parada brusca" do investimento e a "queda dramática" das reservas turísticas.

"A Generalitat (Governo catalão) está criando todas as condições para afundar a Catalunha em uma profunda recessão, como advertiram especialistas", finalizou Soraya.