IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vázquez diz não compreender medida do Brasil sobre leite uruguaio

18/10/2017 23h53

Montevidéu, 18 out (EFE).- O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, disse nesta quarta-feira que não entende a medida tomada pelo governo do Brasil, no último dia 10, quando decidiu suspender as importações do leite uruguaio e afirmou que a medida "despreza um pouco a posição do presidente (Michel) Temer".

Vázquez referiu-se a este tema após sua participação na Conferência Mundial sobre Doenças Não Transmissíveis, que acontece em Montevidéu até a próxima sexta-feira.

"Nós vimos com certa surpresa que houve uma autorização de leite até amanhã (quinta-feira) e depois está será consideração conversação técnica", disse Vázquez.

Hoje, o vice-ministro da Pecuária do Uruguai, Enzo Benech, entrou em contato com o secretário de Defesa Agropecuária na Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Luís Eduardo Rangel, onde assegurou que o governo brasileiro revisará a medida sobre o leite uruguaio.

Nos próximos dias, uma delegação técnica do Brasil visitará o Uruguai para analisar o tema e verificar a origem do leite, que foi recentemente colocado em dúvida pelas autoridades brasileiras.

No último dia 10, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou a suspensão provisória das licenças de importação do leite uruguaio até que uma investigação determine a verdadeira origem do produto, que entra no país livre de tarifas.