IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia sul-coreana cresceu no maior ritmo em 7 anos entre julho e setembro

25/10/2017 23h01

Seul, 26 out (EFE).- O produto interno bruto (PIB) da Coreia do Sul cresceu no maior ritmo em sete anos no terceiro trimestre do ano (de julho a setembro) graças ao aumento das exportações e do investimento na construção, informou o Banco da Coreia (BOK) nesta quarta-feira.

O PIB da quarta maior economia da Ásia se expandiu em tal período 1,4% em comparação com o trimestre anterior, quando a economia sul-coreana cresceu 0,6%, segundo os dados divulgados pelo BOK.

Este é o maior aumento entre trimestres desde o segundo de 2010, quando o PIB sul-coreano subiu 1,7%. Em termos anualizados, o PIB da Coreia do Sul se expandiu 3,6% entre julho e setembro.

O banco central sul-coreano atribuiu o crescimento ao aumento do gasto público e ao investimento na construção, assim como ao aumento das exportações, um de seus pilares econômicos.

As exportações, que compõem praticamente 50% da economia da Coreia do Sul, cresceram 6,1% no terceiro trimestre do ano, o maior avanço desde o trimestre de janeiro a março de 2011, quando os envios do país asiático aumentaram 6,4%.

O aumento nas exportações sul-coreanas é registrado desde novembro passado graças à alta dos preços do petróleo e à recuperação do comércio em nível internacional.

O gasto público no país cresceu 2,3% entre julho e setembro, a melhor taxa de crescimento desde os 2,8% registrados nos três primeiros meses de 2012.

O investimento em construção cresceu 1,5%, cinco vezes mais que no trimestre de abril a junho, de acordo com o BOK.