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Aplicativo põe serviços públicos do Amazonas "na palma da mão"

18/11/2017 10h01

Carlos Meneses Sánchez.

Las Vegas (EUA), 18 nov (EFE).- O aplicativo "Amazonas na Palma da Mão" mudou a vida dos moradores do estado ao unir em uma só plataforma os serviços públicos que antes só eram oferecidos pessoalmente, obrigando-os a atravessar rios e percorrer estradas de terra durante dias.

"É preocupante que um cidadão que vive no extremo norte do estado tenha que pegar um barco por quatro dias para ir à capital (Manaus) para fazer um trâmite com o governo. Era uma questão de dignidade", afirmou à Agência Efe Daniel Tadeu Martínez, da companhia Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).

A Prodam, que desenvolveu o aplicativo, é uma sociedade de economia mista, com controle acionário do governo estadual, que tem como objeto impulsionar na região serviços especializados em tecnologias da informação e comunicação (TIC) para a administração pública.

"Nosso objetivo é transformar o conceito do governo de hoje, que é um conjunto de edifícios, funcionários e papéis, numa plataforma que esteja acessível a qualquer momento e em qualquer lugar para o cidadão. Não importa se estou em Manaus ou em Las Vegas", disse Martínez.

Para materializar o projeto, a Prodam se associou à companhia americana CA Technologies, que possui uma solução algorítmica que possibilita integrar todos os dados das Secretarias regionais para que cheguem ao aplicativo de forma única.

Lançada em setembro deste ano e com um orçamento inicial de R$ 5 milhões, o "Amazonas na Palma da Mão" colocou à disposição dos seus cidadãos vários serviços de educação, saúde e de pagamento de impostos, entre outros.

"Através da plataforma, posso saber as notas do meu filho na escola, qual é o seu horário, sua professora, seu expediente e posso, por exemplo, ter acesso à situação do meu veículo, se tenho alguma multa ou infração", contou.

Antes desta revolução, para matricular um filho em uma escola de Manaus os pais tinham que chegar um dia antes e ficar na fila para conseguir uma vaga, disse Eduardo Gomes, diretor de vendas do setor público da CA Technologies no Brasil.

A questão da identidade também se tornou mais simples, pois se para ir ao hospital era preciso apresentar o cartão de saúde, e para os impostos, o CPF, agora a identificação é uma só.

"A sociedade precisa de serviços digitais, e o governo está demorando a fazer essa transformação", afirmou Gomes.

A iniciativa, apresentada nesta semana no CA World '17, em Las Vegas (EUA), já está sendo desenvolvida em outros estados brasileiros, como Bahia e Piauí.

No Piauí será incorporada uma novidade singular, pois, dadas as dificuldades nas campanhas de doação de sangue e de leite materno, foi criado um programa no qual as doações geram pontos, que darão descontos no pagamento de impostos.

De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação Comunicação (Abep-TIC), cada real investido em tecnologia gera na economia um valor três vezes maior.