Bolsas

Câmbio

Cazaquistão adota medidas para favorecer investimento estrangeiro

Astana, 5 dez (EFE).- O Cazaquistão procura melhorar as condições comerciais no país mediante a adoção de medidas que facilitem os trâmites aos investidores estrangeiros, anunciou nesta terça-feira o primeiro-ministro cazaque, Bakytzhan Sagintayev.

"É necessário reorientar todos os investimentos que possam vir a nós. Vamos implementar a digitalização e a atualização para que seja interessante para nossos investidores, por isso que estamos prontos para dar os privilégios legais", sustentou Sagintayev durante a realização de uma mesa redonda no fórum Cazaquistão Global Investiment.

O país centro-asiático propôs assim melhorar os serviços de assessoria e consultoria pública para os investidores, simplificar os procedimentos de admissão e prestar serviços públicos a estrangeiros em inglês a partir de 2020.

Além disso, durante o fórum de investimento, aconteceu a assinatura de 12 acordos avaliados em US$ 3 bilhões, entre os quais está incluído o estabelecimento de um ponto de cruzamento de veículos dentro da estrada "Europa Ocidental - China Ocidental" e um acordo para a construção de uma central elétrica de gás.

Sagintayev afirmou também que a proteção da propriedade privada, o estado de direito e a transparência serão os princípios reitores do trabalho do Governo no ano que vem.

O objetivo estratégico do governo é fazer do Cazaquistão um importante centro de transporte e logística na Ásia Central, pelo qual planeja aumentar o trânsito de passagem para dois milhões de contêineres até 2020, o que suporia ingressos de até US$ 5 bilhões.

Representantes de mais de 100 companhias internacionais, organizações financeiras, embaixadas, organizações não-governamentais, assim como veículos de imprensa estrangeiros participaram do fórum.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos