Bolsas

Câmbio

Começa em Buenos Aires 1ª sessão plenária da Conferência Ministerial da OMC

Buenos Aires, 11 dez (EFE).- A primeira sessão plenária da XI Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) começou nesta segunda-feira em Buenos Aires com a presença de ministros de comércio e outros altos funcionários dos 164 países-membros da organização.

Por volta das 10h15 local (11h15, em Braslia), a presidente da Conferência, a ex-chanceler argentina Susana Malcorra, deu por inaugurada a sessão e afirmou que o país "se orgulha" de ser o primeiro da Ámérica do Sul a sediar o evento.

Previamente, Malcorra havia se reunido com a Comissária da União Europeia, Cecilia Malmström, para "trocar pontos de vista" sobre os assuntos que serão abordados na reunião da OMC, segundo informou Malcorra através da rede social Twitter.

Nestas plenárias, principal órgão de adoção de decisões da OMC, os ministros examinam o trabalho realizado e debatem sobre múltiplas questões.

Na capital argentina, está previsto que sejam abordados assuntos de agricultura, incentivos à pesca, comércio eletrônico e investimentos e assuntos que afetam micro, pequenas e médias empresas.

As plenárias da OMC, que desde 1995 se ocupa das normas que regem o comércio entre os Estados, acontecerão durante três dias no Hotel Hilton do bairro portenho de Puerto Madero.

A Conferência foi inaugurada no domingo em Buenos Aires com s vista em conseguir acordos e a defesa de um sistema multilateral de comércio com regras claras frente "à ameaça do protecionismo".

Com o comparecimento de ministros e de altos representantes, o Centro de Convenções portenho acolheu uma cerimônia de abertura na qual, além do anfitrião, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, estiveram presentes seus colegas do Brasil, Michel Temer; Paraguai, Horacio Cartes; e Uruguai, Tabaré Vázquez.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos