Bolsas

Câmbio

Comissão Europeia prevê fechar acordo entre UE e Mercosul "em semanas"

Buenos Aires, 13 dez (EFE).- A comissária de Comércio da União Europeia (UE), Cecilia Malström, disse nesta quarta-feira que está "confiante" que o acordo de livre-comércio que está sendo negociado entre o bloco e o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) será fechado "em breve, em questão de semanas".

"Não posso dar uma data, ainda resta trabalho a fazer, mas será em breve, no início do ano que vem", declarou Malström em um encontro com jornalistas na 11ª conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), que acontece nestes dias em Buenos Aires.

A política sueca afirmou que, após "intensas conversas, também em nível ministerial" durante o fórum internacional, aconteceram "muitos progressos".

Segundo explicou Malström, a Comissão Europeia quer garantir primeiro acordos em todos os "elementos difíceis", após o qual chegaria o "anúncio político", "o mais importante"; para depois passar para aspectos "mais técnicos".

Sobre as questões pendentes, a comissária disse que não são relativas apenas à agricultura, mas também a outros setores "muito importantes" para a UE como o automotivo e o de produtos fitossanitários.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos