IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Com anos de atraso, novo aeroporto de Berlim deve abrir em 2020

15/12/2017 15h56

Berlim, 15 dez (EFE).- O conselho de supervisão da sociedade gestora dos aeroportos de Berlim anunciou nesta sexta-feira que o novo aeroporto da capital alemã entrará em funcionamento em outubro de 2020, com nove anos de atraso com relação à data prevista para inauguração e após vários problemas técnicos e escândalos de custos excessivos.

O caso envolvendo a construção do futuro aeroporto se transformou na Alemanha em expoente do mau planejamento das grandes infraestruturas públicas.

As autoridades chegaram a anunciar seis datas para a inauguração - a primeira em outubro de 2011 - e todas tiveram que ser canceladas ao serem descobertos erros nas obras e na segurança das instalações.

As obras começaram em 2006 e o orçamento atual - 6,5 bilhões de euros - já é 3 vezes maior do que inicial, perante a necessidade de resolver os problemas detectados e também de aumentar as instalações inicialmente projetadas para poder absorver o crescente número de passageiros.

A construção do aeroporto internacional Willy Brandt se transformou em um pesadelo para as autoridades de Berlim, onde foi instaurada uma comissão de investigação no Parlamento para analisar em detalhes o milionário investimento no projeto.

A sociedade gestora preferiu adiar as sucessivas datas previstas de abertura após o escândalo de 2012, quando faltando quatro semanas para a inauguração, foram detectados graves problemas no sistema de proteção contra incêndios que obrigaram a cancelar os planos.

Até lá, as companhias aéreas e os comércios que pensavam em operar no novo aeroporto tinham tudo planejado para começar a oferecer seus serviços nas novas instalações, por isso que o adiamento provocou grandes perdas às empresas.

Desde então, os velhos aeroportos de Tegel e Schönefeld continuam funcionando, mesmo que a intenção fosse tirá-los de atividade em 2012.

Neste período, foi preciso improvisar alguns novos terminais, que de qualquer forma são insuficientes pelo que se espera da capital de um país como a Alemanha.