ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Powell afirma que Fed estará alerta perante "qualquer risco" financeiro

13/02/2018 16h08

Washington, 13 fev (EFE).- O novo presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta terça-feira que estará "alerta perante qualquer risco" relacionado com a "estabilidade financeira" após as turbulências da semana passada em Wall Street e insistiu que o Banco Central seguirá o "processo gradual" do ajuste monetário.

"Estaremos alerta perante qualquer risco em desenvolvimento para a estabilidade financeira", disse Powell durante a posse formal do cargo, para o qual foi escolhido em 3 de fevereiro, em substituição de Janet Yellen.

As palavras de Powell são as primeiras pronunciadas depois que na semana passada Wall Street registrou abruptas quedas e inquietação generalizada, depois do indicador Dow Jones Industrial fechar em baixa de 5,2%, o maior em dois anos.

"O sistema financeiro é incomparavelmente mais forte e seguro, com muito mais capital e liquidez, melhor gestão de riscos, entre outras melhorias", acrescentou sobre as medidas de reforço aplicadas pelo Banco Central após a aguda crise de 2008-2010.

Sobre a política monetária do Fed, reiterou que "estamos em processo de normalização gradual tanto das taxas de juros e nossa balança com a perspectiva de estender a recuperação e manter a perseguição de nossos objetivos".

O Banco Central tem as taxas de juros atualmente na categoria de entre 1,25% e 1,5%, e espera três altas ao longo deste ano, se prosseguir a sólida recuperação econômica.

A taxa de desemprego ficou situada em janeiro em 4,1%, o nível mais baixo desde 2000 e o ritmo de crescimento anual da economia dos Estados Unidos do último trimestre de 2017 foi de 2,6%.

A próxima reunião de política monetária do Fed está prevista para 20 e 21 de março.

Mais Economia