IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump culpa Amazon por fechamento de milhares de negócios nos EUA

29/03/2018 10h18

Washington, 29 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou nesta quinta-feira (29) a gigante de tecnologia Amazon e a responsabilizou pelo fechamento de "milhares" de negócios no varejo.

"Ao contrário de outros, (a Amazon) paga pouco ou nenhum imposto aos governos estaduais e locais, usam o nosso sistema postal como distribuidor (o que causa um prejuízo tremendo para os EUA) e está deixando muitos milhares fora dos negócios no varejo", afirmou Trump em seu perfil oficial no Twitter.

O presidente lembrou que já tinha manifestado sua preocupação sobre a gigante do comércio eletrônico "muito antes das eleições" presidenciais, que aconteceram em novembro de 2016.

O valor das ações da Amazon na Bolsa de Valores caiu 4,38% na véspera depois que vários veículos de imprensa assinalaram nas últimas horas que Trump tem como objetivo "ir atrás" da companhia fundada pelo bilionário Jeff Bezos.

Críticas de Trump à Amazon

Esta não é a primeira vez que Trump ataca a Amazon e a acusa de prejudicar empresas de todo o país e provocar a perda de empregos, já que criticou a companhia de Bezos em várias ocasiões desde que chegou à Casa Branca.

Em dezembro, o presidente exigiu que o serviço postal dos EUA cobrasse tarifas "mais altas" da Amazon pela entrega de pacotes.

"Por que o Serviço Postal dos EUA, que está perdendo bilhões de dólares por ano, cobra tão pouco da Amazon e de outros pela entrega de seus pacotes, e assim torna a Amazon mais rica e o serviço postal mais tolo e pobre? ", afirmou Trump na época no Twitter.

Trump também mostra irritação com a dura cobertura sobre suas políticas feita pelo jornal "Washington Post", que também é de propriedade de Bezos, e seus tweets críticos à publicação costumam levar a 'hashtag' com o nome da companhia de comércio eletrônico.