Bolsas

Câmbio

Dow Jones cai 0,8% e fecha em baixa pelo 8º pregão seguido

Nova York, 21 jun (EFE).- O índice Dow Jones Industrial fechou nesta quinta-feira em baixa de 0,8% e completou o oitavo pregão com números negativos, sua pior sequência desde março de 2017.

O principal indicador da Bolsa de Nova York perdeu 196,10 pontos e ficou com 24.461,70. O seletivo S&P 500 caiu 0,63%, para 2.749,76, e o índice composto da Nasdaq recuou 0,88% e fechou aos 7.712,95.

Analistas do mercado atribuíram o desempenho de hoje, em termos gerais, ao temor sobre os riscos de que os Estados Unidos e a China, as duas maiores economias mundiais, possam entrar em uma escalada de suas tensões comerciais.

Também houve uma realização de lucros em títulos de empresas do setor de tecnologia, após as últimas valorizações, e repercussões de notícias que afetaram empresas chave no pregão nova-iorquino, como Amazon e Intel.

No caso da Amazon, cujos papéis caíram 1,13%, o motivo foi a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de autorizar os estados a cobrarem impostos sobre as vendas pela internet, embora a empresa ou o comprador não tenham uma presença física em determinado estado.

Já no da Intel (-2,38%), a maior influência foi uma troca na direção executiva, com a saída de Brian Krzanich do posto de CEO e a entrada de Robert Swan como diretor-executivo interino.

Krzanich se viu obrigado a renunciar depois que uma investigação interna e externa confirmou que ele teve uma relação sentimental com uma pessoa empregada na companhia, desrespeitando o código de conduta da empresa.

Embora a queda prolongada no Dow Jones não deixe de surpreender, analistas destacaram o comportamento mais regular do S&P 500, índice favorito de muitos operadores.

Neste indicador, as altas mais expressivas foram dos papéis de Verizon (1,12%), Procter & Gamble (0,78%) e Walmart (0,72%). As quedas mais acentuadas foram das ações de Caterpillar (2,52%), Intel (-2,38%) e Chevron (-2,16%).

No horário de fechamento da bolsa, a onça do ouro caía para US$ 1.269,20, e a rentabilidade dos títulos do tesouro americano com vencimento em 10 anos diminuía para 2,899%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos