IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China e UE fecham acordo para defender sistema multilateral de comércio

16/07/2018 01h50

Pequim, 16 jul (EFE).- China e União Europeia (UE) fecharam nesta segunda-feira um acordo para defender o sistema multilateral de comércio e rejeitaram as medidas unilaterais impostas pelos Estados Unidos.

Os líderes chineses e europeus reunidos hoje em uma cúpula em Pequim insistiram em seu objetivo de reformar a Organização Mundial do Comércio (OMC) para melhorar o sistema multilateral e evitar medidas protecionistas.

A China prometeu, além disso, que continuará o processo de abertura da sua economia a investimentos e exportações europeias, segundo afirmou o primeiro-ministro, Li Keqiang, em entrevista coletiva.

"A China aumentará de forma significativa o acesso aos seus mercados e reduzirá as tarifas aos produtos necessários aos seus consumidores e a suas empresas", explicou Li.

Além disso, Pequim e Bruxelas trocaram novas ofertas nas negociações para tratados bilaterais de investimentos que mantêm há quatro anos e que entraram em uma "nova fase", em palavras do primeiro-ministro chinês.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou que neste aspecto a cúpula atingiu bons progressos e ressaltou o convencimento da UE que o gigante asiático deve melhorar ainda mais as oportunidades que oferece às firmas estrangeiras.

A 20ª cúpula anual CHINA-UE está sendo marcada por questões comerciais, tanto no âmbito bilateral como global, especialmente após as novas tarifas impostas à China pelo presidente americano, Donald Trump.