IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CE e chanceleres do Mercosul continuam negociando acordo de associação

19/07/2018 08h47

Bruxelas, 19 jul (EFE).- A Comissão Europeia (CE, órgão executivo da União Europeia) e os chanceleres do Mercosul continuam nesta quinta-feira sua reunião sobre a negociação de um acordo de associação, na qual são registrados "bons progressos", segundo a comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström.

"Estamos realizando bons progressos. Estamos tratando sobre algumas questões muito difíceis. Há ainda uma longa lista sobre a qual é preciso trabalhar", explicou Malmström durante sua participação em uma conferência sobre o comércio transatlântico.

A comissária confirmou que hoje continua o encontro iniciado na quarta-feira com os ministros de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, que estão em Bruxelas após participar na segunda e terça-feira de reunião entre a UE e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

A comissária sueca afirmou que acredita que se possa fazer muitos progressos até o final do dia "que lhes permitam delinear" o caminho a seguir na negociação.

"Estamos muito perto, mas não quero dar uma data porque o fiz antes e me equivoquei", disse Malmström.

O porta-voz comunitário Enrico Brivio recusou na entrevista coletiva diária da CE fazer qualquer algum e pediu para esperar as conclusões da reunião.

Ele confirmou que na quarta-feira houve avanços, mas que as negociações ainda estavam em curso e não sabia quando vão acabar.