IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lira turca continua sua lenta recuperação pelo quarto dia consecutivo

17/08/2018 06h21

Istambul, 17 ago (EFE).- A lira turca continua, nesta sexta-feira, pelo quarto dia consecutivo, recuperando-se da abrupta queda que sofreu na última segunda, embora essa melhora ainda seja muito pequena.

A moeda turca cotava às 10h30 (horário local, 4h30 de Brasília) a 5,7 unidades por dólar e 6,6 por euro, o que representa uma valorização de 0,7% e 0,3%, respectivamente, em relação aos valores de ontem.

A lira mantém, desta forma, sua lenta recuperação após o seguido processo de desvalorização, que na última segunda adquiriu proporções decrescentes ao cair a mínimos históricos de 7,2 liras por dólar e 8 liras por euro.

Esta lenta recuperação começou depois que o Banco Central turco lançou na terça-feira uma licitação para depositar dólares em troca de liras com um taxas de juros de 19,25%, ou seja, 1,5 pontos percentuais acima da taxa básica.

O banco emissor também aumentou os juros em alguns depósitos específicos e as transações bancárias na Turquia com investidores estrangeiros foram limitadas.

Por sua vez, o governo turco negou ontem que o país precise de um resgate do Fundo Monetário Internacional (FMI) e prometeu reformas para reduzir a alta da inflação e aumentar o superavit primário.

Muitos economistas concordam que o banco emissor deveria aprovar um aumento drástico nas taxas de juros - atualmente em 17,75% - uma política que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se opôs até agora.

Embora a lira tenha tido uma tendência de baixa por anos, sua queda acelerou nos últimos três meses e se tornou uma queda livre neste mês de agosto, coincidindo com a guerra tarifária com os Estados Unidos.