IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EUA e México continuarão negociações sobre Nafta no fim de semana

24/08/2018 18h06

Washington, 24 ago (EFE).- As conversas entre Estados Unidos e México para concluir a renegociação do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) continuarão no fim de semana, embora já tenham ido bastante "longe", segundo afirmou nesta sexta-feira o secretário de Economia mexicano, Ildefonso Guajardo.

"Sim. Não tínhamos voos para nenhum dia porque isto continuará", disse Guajardo à imprensa ao sair do Escritório do Representante de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer, questionado se a delegação mexicana continuaria na capital americana no fim de semana.

Dessa forma, acabam as expectativas de se alcançar ainda nesta semana um pacto com o México sobre o Nafta, com a ideia de que o Canadá decida depois se quer se juntar às conversas, algo que a Casa Branca já tinha assinalado como possível.

Guajardo ressaltou que, apesar de ter ido bastante "longe" nas negociações com Lighthizer, é "necessário seguir trabalhando" para fechar o pacto.

A delegação mexicana também conta com o chanceler Luis Videgaray e Jesús Seade, designado como chefe negociador do Nafta por parte da equipe do próximo presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que retornou ao México no meio da semana.

Guajardo negou possíveis divergências entre as prioridades do atual governo e do próximo, de López Obrador, ao ressaltar que está trabalhando "como uma equipe chamada México".

Pelo lado americano, além de Lighthizer, participou dos encontros Jared Kushner, assessor e genro do presidente americano, Donald Trump.

México quer fechar um acordo antes do fim de agosto, o que permitiria que o atual presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, o assine antes de deixar o poder, em 1º de dezembro.