IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Peña Nieto afirma que EUA e México ganham com novo acordo comercial

27/08/2018 18h27

Cidade do México, 27 ago (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse nesta terça-feira que acordo comercial firmado com os Estados Unidos é bom para os dois países e diminui o clima de incerteza após a chegada de Donald Trump ao poder.

"Hoje chegamos a um ponto de entendimento. É um acordo de ganhar-ganhar. Esperamos que em muito em breve, da mesma maneira, ocorra a negociação com o Canadá e com os EUA", disse o presidente, que deixa o cargo em dezembro, em um evento oficial.

Peña Nieto lembrou que a chegada de Trump ao poder gerou muita incerteza sobre as relações comerciais entre os dois países e que o acordo que renegocia os termos do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) esclarece a situação.

"Foram vários meses de árduo trabalho para conseguir e garantir que as partes envolvidas nesta situação estivessem na mesa de diálogo. Praticamente 80% do comércio exterior do México é com os EUA", afirmou Peña Nieto no evento.

"Como sempre buscamos um acordo que beneficiasse as três partes, esperamos que nos próximos dias possamos fechar de maneira formal o pacto com o Canadá para termos um tratado de livre-comércio entre os três países", completou o presidente mexicano.

O novo acordo terá uma vigência de 16 anos, com uma revisão programada para ocorrer em 2024.

O governo do Canadá afirmou que só assinará o pacto com México e EUA se ele for bom para o país e a classe média canadense.