IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump conversa com Trudeau e confia em "reinício" das negociações comerciais

27/08/2018 20h34

Washington, 27 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou nesta segunda-feira por telefone com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, depois de anunciar um acordo comercial preliminar com o México, e confiou poder reiniciar os diálogos com o país vizinho, mas não sem fazer ameaças.

"O presidente falou hoje com o primeiro-ministro e acredito que a equipe deles estará aqui amanhã para retomar as negociações", disse o principal assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow.

"Foi uma boa conversa", se limitou a dizer o assessor.

Kudlow previu que o encontro de amanhã marcará o reinício das negociações comerciais com o Canadá, mas não quis calcular quanto tempo os dois países demorarão para chegar a um acordo.

"Nos encantaria chegar a um bom acordo com o Canadá. Mas o presidente deixou claro que se isso não ocorrer vai considerar impor tarifas sobre as importações de automóveis", alertou Kudlow.

Horas antes, na Casa Branca, Trump afirmou que a resistência do Canadá acabaria em um dia se ele decidisse taxar os automóveis produzidos no país vizinho.

"Mas acredito que lhes daremos uma oportunidade de firmar um acordo separado", indicou o presidente americano.