PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Trump afirma que negociação com Canadá sobre novo Nafta vai "muito bem"

29/08/2018 17h48

Washington, 29 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou nesta quarta-feira que as negociações com o Canadá sobre sua incorporação ao novo Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) vão "muito bem".

"Com o Canadá, acredito que (as conversas) estão indo muito bem", disse Trump em declarações aos jornalistas na Casa Branca.

Além disso, o governante americano revelou que nesta terça-feira recebeu uma ligação do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, com quem teve uma "boa" conversa sobre o tema.

Há dois dias, EUA e México alcançaram um inesperado acordo comercial para reformar o Nafta, e Trump indicou que, embora esperasse que o Canadá se somasse, estava disposto a prosseguir com um acordo bilateral apenas com os mexicanos.

Este súbito compromisso fez com que a ministra de Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, viajasse ontem a Washington para voltar à mesa de negociação com o representante de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer, e Jared Kushner, genro e assessor de Trump.

Às portas do escritório de Lighthizer, Freeland ressaltou hoje que se está trabalhando de maneira "extremamente intensa" na renegociação.

"Continuamos sendo otimistas do progresso que podemos realizar ao longo da semana (...) Ainda resta muito trabalho", afirmou Freeland aos jornalistas.

Por sua parte, Trudeau reconheceu hoje que há uma "possibilidade" de chegar a um acordo na sexta-feira se este for "bom" para o seu país, mas também advertiu que "é melhor que não haja acordo a que seja um acordo ruim para o Canadá".

O Nafta, em vigor desde 1994 entre México, Canadá e EUA, engloba US$ 1 trilhão anuais em trocas comerciais.