IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Arábia Saudita dará visto a turistas para eventos esportivos e shows

25/09/2018 13h26

Riad, 25 set (EFE).- A Arábia Saudita concederá vistos especiais pela primeira vez a turistas estrangeiros que queiram assistir a um evento esportivo ou a um show no reino, com o objetivo de diversificar sua economia, segundo informações divulgadas nesta terça-feira pelas autoridades do país.

"A Arábia Saudita abrirá suas fronteiras pela primeira vez aos fãs de esporte e de música e cultura ao vivo com a implementação de um processo eletrônico com o objetivo de dar as boas-vindas aos turistas", disse a Autoridade Geral de Desportos saudita em comunicado.

O novo processo de visto, denominado 'Sharek', será colocado em prática para a primeira edição do Grande Prêmio de Al-Diriyah de Fórmula E, nos arredores de Riad, no dia 15 de dezembro deste ano.

"Será a primeira vez que os turistas poderão entrar na Arábia Saudita através de um rápido e simples processo que tem como objetivo abrir as portas ao turismo esportivo", destacou a nota.

A política saudita para conceder vistos a estrangeiros é muito estrita e se limita a trabalhadores residentes, turismo de negócios e os peregrinos muçulmanos que recebem um documento especial para irem a lugares sagrados.

"Este é um momento verdadeiramente revolucionário para a Arábia Saudita. É muito apropriado que um esporte tão futurista e sustentável como a Fórmula E aponte a direção do futuro de nosso país", declarou o vice-presidente da Autoridade de Esportes do reino, o príncipe Abdulaziz bin Turki al Faisal al Saud, em entrevista coletiva nesta terça.

'Sharek' é parte da Visão 2030, um plano de desenvolvimento do governo saudita para diversificar a economia e fazê-la menos vendedor de petróleo, e que tem entre seus maiores objetivos dobrar o número de visitantes e peregrinos.