IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Irã acusa Trump de ser a causa da alta do preço do petróleo

26/09/2018 13h39

Teerã, 26 set (EFE).- O ministro de Petróleo do Irã, Biyan Zanghaneh, disse nesta quarta-feira que "o presidente dos Estados Unidos (Donald Trump) é a principal causa da alta do preço do petróleo" e o aconselhou a não bloquear as exportações iranianas para estabilizar o mercado.

Zanghaneh, citado pela agência oficial "IRNA", ressaltou que as políticas americanas são os motivos da "instabilidade no mercado petroleiro".

Durante seu discurso ontem na Assembleia Geral da ONU, o presidente dos EUA culpou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) de manter os preços muito altos.

"Trump está tentando reduzir as exportações de petróleo do Irã e manter os preços baixos, mas não se pode conseguir as duas coisas ao mesmo tempo", disse o ministro iraniano.

Sobre o assunto, Zanghaneh indicou que se os EUA "procuram um mercado estável, deveriam parar de se intrometer no Oriente Médio e evitar o bloqueio às exportações do Irã".

Trump retirou em maio os EUA do acordo nuclear de 2015 com o Irã, assinado também por Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, e voltou a impor sanções a Teerã, que entrarão em vigor o novembro próximo.

A respeito do apoio dos demais signatários do acordo para facilitar as exportações de petróleo iraniano, Zanghaneh destacou que há "vontade política" e se mostrou confiante quanto as medidas serem implementadas na prática.

Para resistir ao efeito das sanções americanas, a União Europeia (UE) anunciou na última segunda-feira que criará um mecanismo especial para facilitar as transações e o comércio com o Irã e os pagamentos vinculados com as exportações de petróleo iranianas.

Este mecanismo foi qualificado hoje como "um passo adiante" pelo vice-presidente do Irã para Assuntos Econômicos, Mohamad Nahavandian.

O Irã, que tem a quarta maior reserva de petróleo do mundo, exportou nos últimos meses uma média de 2,3 milhões de barris diários.