ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Famoso mercado de peixes de Tóquio fecha após 83 anos de funcionamento

06/10/2018 09h22

Tóquio, 6 out (EFE).- O popular mercado de peixes e frutos do mar de Tsukiji, em Tóquio, fechou neste sábado as suas portas depois de 83 anos de atividade e antes de sua transferência na próxima semana para novas instalações na baía que banha a capital do Japão.

O novo mercado, que estará situado na ilha artificial de Toyosu e contará com uma área de 407 mil metros quadrados, que é praticamente o dobro da de Tsukiji, abrirá suas portas ao público na próxima quinta-feira.

A mudança do famoso mercado de peixes e frutos do mar, que faz parte da renovação urbanística de Tóquio para os Jogos Olímpicos de 2020, acabou sendo adiada várias vezes devido a um problema de contaminação do subsolo nas novas instalações e à revisão do projeto.

Enquanto o mercado de peixes que é considerado o maior do mundo se situará em Toyosu, a região de Tsukiji será revitalizada para se transformar em um "parque gastronômico", segundo o Governo Metropolitano de Tóquio.

Assim, as autoridades locais pretendem continuar explorando a atração que o mercado exerce entre japoneses e turistas, que compareceram hoje pela última vez à sua tradicional localização.

"Finalmente chegou o dia. Agora devemos levar as técnicas e conhecimentos desenvolvidos em Tsukiji para o novo mercado", disse Yutaka Hayama, chefe de uma das cooperativas que administram a feira durante uma cerimônia organizada por ocasião de seu fechamento, segundo a agência local "Kyodo".

"Tentaremos criar uma nova marca em Toyosu e também transformá-lo em um mercado de referência", afirmou a governadora da Região Metropolitana de Tóquio, Yuriko Koike, em declarações durante sua participação em outro evento realizado em Tóquio.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia