IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

México critica sobretaxas canadenses e anuncia medidas de proteção

11/10/2018 20h55

Cidade do México, 11 out (EFE).- O governo do México lamentou a decisão anunciada nesta quinta-feira pelo Canadá de estabelecer sobretaxas a sete produtos de aço e alertou que usará os mecanismos disponíveis para proteger o país da medida.

A Secretaria de Economia mexicana disse em comunicado que a determinação do Canadá "afetará as exportações mexicanas de produtos como tubos de perfuração petrolífera e arame galvanizado".

Além disso, a pasta informou que o México revisará cuidadosamente as medidas impostas, já que podem violar compromissos internacionais do Canadá como o recém renegociado Tratado de Livre-comércio de América do Norte (Nafta), "além de pôr em risco a competitividade e a integração comercial da indústria regional".

"O México lamenta ainda que estas medidas sejam tomadas quando os dois países conseguiram avançar nas negociações comerciais que promoverão uma maior integração regional", acrescenta o comunicado.

O governo canadense anunciou hoje que a partir do próximo dia 25 aplicará sobretaxas de 25% a sete categorias de produtos de aço para evitar que fabricantes estrangeiros afetados pelo aumento de tarifas por parte dos Estados Unidos repassem sua produção ao Canadá. A tarifa será imposta a produtos procedentes de todos os países.