IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Empresa japonesa projeta veículo voador para negócios de longa distância

12/10/2018 01h41

Tóquio, 12 out (EFE).- A companhia japonesa de transporte Yamato Holdings projetou um veículo voador para a realização de negócios de longa distância que planeja começar a comercializar em meados da próxima década, segundo anunciou nesta sexta-feira em comunicado.

Yamato, uma das principais empresas de serviços de entrega do Japão, assinou um acordo com a companhia americana Bell Helicopter Textron para a construção do veículo, que poderá carregar até 453 kg e se deslocar a uma velocidade de 160 km/h.

A empresa japonesa será a responsável pela construção do contêiner onde serão introduzidos a mercadoria, enquanto a empresa com sede no Texas (EUA) se encarregará da carroceria, detalha o texto.

Os parceiros já trabalham em um protótipo de 1,5 metro de comprimento que deve ser testado nos oito primeiros meses de 2019.

As empresas japonesas de logística se concentraram na pesquisa e desenvolvimento de veículos não tripulados como drones para, entre outros objetivos, resolver a escassez de mão de obra, o envelhecimento da população ou o difícil acesso a zonas rurais montanhosas, ilhas remotas ou em caso de desastres naturais.

Entre outras empresas envolvidas na pesquisa deste meio de transporte estão o grupo aeronáutico europeu Airbus, que testou em janeiro alguns veículos voadores, ou o Uber, que apresentou um plano para usar estes veículos em 2023.