IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Barril do Texas fecha em forte baixa de 3,96%

23/10/2018 17h19

Nova York, 2# out (EFE).- O barril de Petróleo Intermediário do Texas (WTI, leve) fechou nesta terça-feira em forte baixa de 3,96%, cotado a US$ 66,43, após a Arábia Saudita dobrar a aposta no aumentar da produção para compensar a diminuição na do Irã.

Ao final das operações na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex), os contratos futuros do WTI para entrega em novembro caíram US$ 2,93 em relação ao valor de fechamento de ontem.

Segundo analistas americanos, a acentuada queda de quase 4% no preço do barril, que voltou ao patamar de dois meses atrás, pode também estar ligada às preocupações com a desaceleração do crescimento econômico mundial, assim como a uma evolução negativa das principais bolsas de valores mundiais.

Outro fator considerado pelos analistas foi o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi no consulado de seu país em Istambul, o que gerou pedidos de sanções ao reino da Arábia Saudita por parte dos Estados Unidos.

Além disso, o ministro da Energia saudita, Khalid al Falih, disse ontem que o país não tem intenção de reduzir o fornecimento de petróleo e hoje ressaltou que planeja, inclusive, aumentar a produção para satisfazer a demanda criada com as sanções americanas às exportações de petróleo do Irã.