IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Congresso da Argentina dá sinal verde para acordo entre Mercosul e Chile

19/12/2018 15h30

Buenos Aires, 19 dez (EFE).- A Câmara dos Deputados da Argentina deu sinal verde para a ampliação do Acordo de Complementação Econômica que vigora entre os países do Mercosul e o Chile, assinado em janeiro em Montevidéu.

O plenário da Câmara autorizou o acordo - que deve de passar pelos parlamentos dos membros do bloco: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - com 113 votos a favor, 44 contra e 4 abstenções.

O Acordo de Complementação Econômica Nº 35 entrou em vigor em 1996 e no dia 4 de janeiro deste ano foi consolidada em Montevidéu uma série de pontos destinados a "aprofundar os laços especiais de amizade e cooperação; ampliar o comércio e promover o desenvolvimento harmonioso", lembrou a Câmara dos Deputados da Argentina.

Outro dos objetivos são potencializar uma maior cooperação internacional e fortalecer as relações econômicas entre os países e promovendo o desenvolvimento sustentado, a proteção e conservação do meio ambiente e com a incorporação da perspectiva de gênero no comércio internacional.

"Incentivando a igualdade de direitos, tratamento e oportunidades entre homens e mulheres nos negócios, a indústria e o mundo do trabalho, favorecendo o crescimento econômico inclusivo para as sociedades de ambos os países", ressalta o texto que foi aprovado na madrugada desta quarta-feira. EFE