IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Israel inaugura novo aeroporto internacional perto do Mar Vermelho

21/01/2019 11h34

Jerusalém, 21 jan (EFE).- Israel inaugurou nesta segunda-feira um novo aeroporto internacional na região sul do país para fomentar o turismo próximo ao Mar Vermelho e para servir como alternativa para o aeroporto Ben Gurion, localizado em Tel Aviv.

O primeiro-ministro do país, Bejamin Netanyahu, participou da inauguração do primeiro aeroporto civil a ser construído desde o estabelecimento do Estado de Israel e que supôs um investimento de cerca de US$ 460 milhões.

A construção deste aeroporto no vale de Timna foi aprovada em 2011 e o seu nome é uma homenagem a Ilan Ramon, o primeiro astronauta israelense morto em 2003 na explosão do foguete espacial Columbia.

O aeroporto Ramon substituirá o pequeno aeroporto da turística cidade litorânea de Eilat, no ponto mais ao sul de Israel e fronteiriça com Egito e Jordânia, enquanto o próximo aeroporto de Ovda deixará de ser utilizado por civis e se manterá apenas como militar.

O terminal do aeroporto, projetado por Mann Shinar, pode receber até dois milhões de passageiros ao ano, com uma previsível expansão até uma capacidade de 4,2 milhões para o ano 2030.

Localizado a 18 quilômetros de Eilat, facilitará os acessos ao Egito e à Jordânia. O aeroporto no começo irá abrigar os voos das empresas aéreas de baixo custo que atualmente utilizam o aeroporto de Ovda, localizado a 60 quilômetros de Eilat. EFE