IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China confirma medidas antidumping sobre importação de frango brasileiro

15/02/2019 04h36

Xangai (China), 15 fev (EFE).- A China confirmou nesta sexta-feira a imposição de medidas antidumping sobre as importações de frangos brasileiros após uma investigação na qual concluiu que os produtores domésticos sofrem concorrência desleal.

O Ministério do Comércio chinês publicou hoje a "resolução final" deste caso, segundo a qual os importadores devem pagar para a alfândega de seu país uma taxa de imposto entre 17,8% e 32,4% durante os próximos cinco anos, uma medida que entrará em vigor no próximo domingo.

A medida foi tomada depois que uma investigação determinou que está ocorrendo o "dumping" nas exportações de frango brasileiro, prejudicando "substancialmente" o setor chinês.

O Brasil é a origem de mais de 50% das importações de carne de frango do país asiático.

A investigação começou em agosto de 2017 e no dia 8 de junho do ano passado foram anunciadas as conclusões preliminares, enquanto "em seguida, uma investigação adicional foi realizada para tomar a decisão final" anunciada hoje pelo ministério chinês.

Além disso, a entidade aceitou a "solicitação de compromisso de preço" de algumas empresas brasileiras exportadoras e "não impôs direitos antidumping sobre produtos relacionados que não foram inferiores ao preço prometido", acrescenta o comunicado. EFE