IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Oito mineiros presos em mina no Zimbábue são resgatados com vida após 4 dias

16/02/2019 09h35

Harare, 16 fev (EFE).- Pelo menos oito mineiros foram resgatados com vida após permanecer quatro dias sob a terra em uma mina de ouro inundada no centro do Zimbábue, informaram neste sábado as autoridades locais.

"Oito pessoas (foram) resgatadas até agora no desastre das minas", confirmou a emissora "ZBC".

Em um breve vídeo, a "ZBC" mostra como dois primeiros mineiros, aturdidos e com a roupa coberta de lama, são levados com vida à superfície por uma equipe de resgate, que fez uso de potentes bombas para drenagem da água.

O acidente aconteceu na terça-feira durante a noite no distrito de Battlefields, na província de Mashonaland West (centro-norte), quando uma barragem se rompeu após as fortes chuvas e inundou as minas, relatou o jornal estatal "The Herald".

Nas minas situadas em Kadoma poderiam estar trabalhando até 70 mineiros no momento do acidente, segundo veículos de imprensa locais.

As duas minas contam com três poços enlaçados de cerca de 230 metros de profundidade e com túneis de aproximadamente 30 metros de profundidade, onde poderiam estar outros mineiros.

Na sexta-feira, o Governo do presidente Emmerson Mnangagwa declarou esta tragédia "desastre estatal", o que significa que os familiares das vítimas receberão uma ajuda econômica para poder enterrar seus entes queridos.

Em 14 de fevereiro, as autoridades já haviam confirmado a morte de pelo menos 23 mineiros, mas este inesperado resgate voltou a dar esperanças de encontrar mais pessoas com vida. EFE