PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

BMW deve pagar multa de 8,5 milhões de euros por emissão de óxido nítrico

25/02/2019 16h40

Frankfurt (Alemanha), 25 fev (EFE).- A fabricante de automóveis alemã de alto padrão BMW deverá pagar uma multa de 8,5 milhões de euros por erros no sistema de limpeza das emissões de óxido nítrico.

A Procuradoria de Munique informou nesta segunda-feira que a multa é pelo não cumprimento dos deveres de vigilância, por isso se trata de uma infração de regulamentos, e que a BMW aceitou o pagar.

As investigações começaram no início de 2018 e confirmaram que houve erros no sistema de limpeza das emissões de quase 8 mil veículos.

Foi constatado que na gestão dos motores dos modelos BMW M550xd e 750xd os dados fornecidos pela montadora eram de outros veículos da BMW, o que fez com que tanto na estrada como nos testes de homologação fossem emitidas grandes quantidades de óxido nítrico.

As investigações não confirmaram que a BMW instalou um software ilegal para manipular as emissões nos veículos a diesel, como fizeram Volkswagen e Audi, que foram multadas no ano passado em 1 bilhão e 800 milhões de euros, respectivamente. EFE