IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FedEx apresenta robô para entregar pizzas e remédios na porta de casa

27/02/2019 18h07

San Francisco (EUA), 27 fev (EFE).- A empresa de serviços de entrega FedEx apresentou nesta quarta-feira o SameDay Bot, um robô desenvolvido para entregar produtos na porta de casa, e explicou que já há negociações com uma rede de pizzarias e outra de farmácias para a utilização da nova invenção.

A FedEx definiu o SameDay Bot como um "aparelho autônomo criado para ajudar os comerciantes a realizar entregas aos seus clientes no mesmo dia do pedido e de última hora", e que o serviço será feito dentro de um perímetro limitado.

Entre as empresas que já negociam com a FedEx para utilizar o robô estão a pizzaria Pizza Hut, a farmácia Walgreens, os supermercados Walmart e Target, a loja especializada em material de construção Lowe's e a vendedora de autopeças AutoZone.

A empresa explicou durante a apresentação do SameDay Bot que, em média, mais de 60% dos clientes desses estabelecimentos vivem em um raio de 5 quilômetros em relação à localização da loja, o que "demonstra a oportunidade em nível local".

O robô consiste em uma caixa branca sustentada por quatro rodas e com outras duas rodas de apoio localizadas no final de braços mecânicos. O aparelho possui várias câmeras e outros sensores na parte superior da caixa.

Segundo a empresa, o SameDay Bot foi desenvolvido para se deslocar "de maneira segura" por calçadas e estradas respeitando os sinais de trânsito e regras de circulação, dando prioridade aos humanos e é capaz de operar em superfícies sem pavimento, assim como subir escadas e rampas.

Com a nova iniciativa, a FedEx se junta à Amazon e a várias startups que também estão experimentando ou inclusive já utilizam robôs similares para realizar entregas. EFE