IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Centro Financeiro de Astana é o primeiro da Europa do Leste e da Ásia Central

11/03/2019 15h35

Astana, 11 mar (EFE).- O Centro Financeiro Internacional de Astana (CFIA), no Cazaquistão, alcançou a 51ª posição do mundo e a primeira da Europa do Leste e da Ásia Central no último relatório do Índice de Centros Financeiros Globais publicado nesta segunda-feira.

O resultado representa para o CFIA uma ascensão de 10 posições na lista mundial e seu feito mais importante desde 2018, ano em que nasceu como uma iniciativa governamental para favorecer o investimento de capital estrangeiro e impulsionar a economia do país.

O Índice de Centros Financeiros Globais (GFCI, na sigla em inglês) classifica os 102 centros financeiros mais importantes do mundo, tomando como referência cerca de 29 mil avalições e mais de 130 indicadores macroeconômicos estabelecidos por organizações como o Banco Mundial (BM) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Instituto de Desenvolvimento da China na cidade de Shenzhen e o centro de estudos londrino Z/Yen Partners são os encarregados de elaborar essa classificação, que mede a excelência dos centros financeiros em função da existência de um bom ambiente para os negócios, a qualidade do capital humano e a reputação das cidades onde se localizam. EFE