PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Turquia inaugura linha ferroviária que conectará Europa e Ásia

12/03/2019 08h30

Istambul, 12 mar (EFE).- A Turquia inaugurou nesta terça-feira oficialmente o último lance da linha do trem urbano de 76 quilômetros que conecta os lados europeus e asiáticos de Istambul e que abre a possibilidade de uma nova rota ferroviária desde Londres a Pequim.

"Esta é a parte turca da rota da seda que começa em Londres e termina em Pequim. Com esta nova rota, uma pessoa poderá ir de Londres a Pequim", afirmou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante a cerimônia de inauguração da linha e das 38 estações presentes nela.

Com um total de 76 quilômetros, a imprensa local a define como a linha de trem urbano intercontinental mais longa do mundo.

"Esta linha transportará diariamente 1,7 milhão de pessoas e poderá desafogar o trânsito de Istambul", anunciou Erdogan.

A infraestrutura conta com três vias, duas para cercanias e uma para o trem de alta velocidade, que abre a possibilidade de trajetos entre vários países da Europa e da Ásia.

Assim, a nova linha permitirá conexões diretas, sem mudar de trem, entre Bulgária e Ancara, embora ainda não tenha sido estabelecido nenhuma rota entre os dois países, afirmou à Agência Efe a Direção Geral de Ferrovias do Estado turco.

A obra começou a ser construída em 2004 e o seu custo total foi de US$ 1,38 bilhão de euro.

Em 2013 já tinha sido inaugurado o Marmaray, o túnel que conecta a Ásia e a Europa em Istambul sob o Estreito do Bósforo.

O Sindicato de Trabalhadores do Transporte (BTS) acusou hoje o Governo de ter antecipado a inauguração em plena campanha para as eleições locais de 31 de março, sem ter completado os testes de segurança, e advertiu sobre o risco de acidentes. EFE