Companhia italiana descobre grande reserva de petróleo no litoral de Angola
Luanda, 13 mar (EFE).- A companhia italiana Eni descobriu nas águas do litoral norte de Angola uma jazida de petróleo com uma reserva estimada de entre 450 e 650 milhões de barris, informou nesta quarta-feira a companhia petrolífera estatal angolana, Sonangol.
A descoberta, localizada nas profundezas da Bacia Marítima do Baixo Congo, a aproximadamente 180 quilômetros do litoral da província de Zaire (noroeste), é uma das maiores ocorrida em alto-mar em Angola nos últimos anos.
"Os dados obtidos durante a perfuração indicam uma capacidade de produção de mais de 20 mil barris de petróleo por dia (bpd)", diz o comunicado da Sonangol.
A descoberta ajudará Angola a consolidar sua posição entre os principais produtores de petróleo do continente africano, em cujo ranking costuma alternar com a Nigéria nas duas primeiras posições.
O petróleo representa 95% das exportações e cerca de 70% das receitas da ex-colônia portuguesa, que produz em média mais de 1,4 milhão de bpd, o que na atualidade a situa apenas atrás da Nigéria (com 1,7 milhão de bpd), segundo dados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
A Eni, que está presente em Angola desde 1980, e a Sonangol serão os principais operadores desta exploração, com uma participação de 36,8% cada, seguidas por SSI Fifteen Ltd., com 26,3%. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.