IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro derruba exigência de visto para turistas de EUA e mais 3 países

18/03/2019 16h43

Brasília, 18 mar (EFE).- O presidente Jair Bolsonaro decidiu acabar com a exigência de visto para entrar no Brasil para cidadãos de Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, uma medida tomada de forma unilateral que visa incentivar o turismo no país.

A suspensão da cobrança foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira e autoriza os cidadãos desses quatros países a permanecer no Brasil pelo prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 90, sem precisar de qualquer tipo de visto.

A única restrição incluída no decreto é que os visitantes dos países beneficiados pela medida não permaneçam no Brasil por mais de 180 dias por ano.

O fim dos vistos para o turismo nos quatro casos foi concedido pelo Brasil de forma unilateral, sem a reciprocidade muitas vezes exigida pelos países que tomam ações dessa natureza.

O decreto foi publicado enquanto Bolsonaro realiza sua primeira visita oficial aos Estados Unidos. Amanhã, ele será recebido na Casa Branca pelo presidente americano, Donald Trump.

A eliminação da exigência dos vistos para os turistas dos quatro países tinha sido definida no fim do ano passado, ainda durante a transição do governo, como uma medida que seria adotada por Bolsonaro assim que tomasse posse para incentivar o turismo no Brasil. EFE