IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed mantém patamar dos juros nos EUA

20/03/2019 16h57

(Corrige terceiro parágrafo)

Washington, 20 mar (EFE).- O Federal Reserve (Fed) manteve nesta terça-feira o patamar dos juros básicos nos Estados Unidos de 2,25% a 2,5% e destacou que as perspectivas de crescimento econômico no país se enfraqueceram.

"O crescimento econômico se desacelerou a partir de sua sólida taxa registrada no último trimestre do ano passado", disse o banco central americano em comunicado ao témirno de sua reunião de política monetária.

Concretamente, o Fed reduziu as perspectivas de crescimento dos 2,3% previstos em dezembro para 2,1% e diminuiu a estimativa de inflação em 0,1%, para 1,8%.

O banco central americano reiterou que o panorama econômico aconselha continuar com o enfoque "paciente" na política de juros.

A economia americana mantém sua solidez, com uma taxa de desemprego em fevereiro de 3,8%. Entretanto, no mesmo mês, foi registrada a menor quantidade de novos postos de trabalho nos últimos 17 meses (20 mil vagas), o que analistas do mercado consideraram como um último sinal de uma desaceleração mais ampla da economia do país.

O primeiro cálculo de crescimento econômico dos Estados Unidos em 2018 foi de 2,9%, o maior ritmo desde 2015.

Por sua vez, a inflação está controlada em torno da meta estabelecida pelo próprio Fed, de 2% anual. EFE