Companhia anuncia descoberta de diamante azul de 20 quilates em Botsuana
Johanesburgo, 17 abr (EFE).- A companhia Okavango Diamond Company, de Botsuana, anunciou nesta quarta-feira a descoberta de um diamante azul de 20,46 quilates, o maior dessa incomum coloração já descoberto no país.
O cristal foi achado na mina de Orapa, situada no leste do país e considerada a exploração de diamantes mais extensa do mundo.
Em sua forma bruta, a gema pesa 41,11 quilates, mas, polida, ficou com um total de 20,46 quilates.
O diamante tem uma forma oval e foi batizado como "Okavango Blue", em homenagem a um das paisagens mais famosas do país: o Delta do Okavango.
"Desde o primeiro momento em que vimos o diamante, estava claro que tínhamos algo muito especial. Todo mundo que viu o diamante polido de 20 quilates ficou maravilhado por sua cor única", explicou Marcus ter Haar, diretor de operações da Okavango Diamond Company.
A pedra tem essa coloração devido à inclusão, em nível molecular, de um mineral pouco frequente, o boro, que estava nas rochas dos oceanos há entre 1 bilhao e 3 bilhões de anos, quando o diamante se formou.
"Só um punhado de diamantes azuis similares foram vistos no mercado na última década. Deles, o Okavango Blue é, por direito, o mais significativo", frisou Ter Haar
Botsuana é o segundo maior produtor de diamantes do mundo, atrás apenas da Rússia. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.