IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB da Coreia do Sul se contrai 0,3% no 1º trimestre, o pior dado em 10 anos

24/04/2019 22h56

Seul, 25 abr (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul se contraiu 0,3% no primeiro trimestre, em comparação com o período outubro-dezembro, devido ao retrocesso do investimento de capital e das exportações, informou nesta quinta-feira (data local) o Banco da Coreia (BoK).

Trata-se do pior dado desde o último trimestre de 2008, no qual a quarta economia da Ásia se encolheu 3,3% por causa da crise financeira global.

Em termos anuais, a economia sul-coreana avançou 1,8% em janeiro-março, o pior ritmo de crescimento desde o registrado no terceiro trimestre de 2009.

No primeiro trimestre de 2019, o investimento de capital desabou 10,8% em relação aos três meses anteriores, segundo os dados publicados pelo BoK.

Por sua vez, o valor das exportações, pilar básico do PIB sul-coreano, caiu 2,6% e o setor da construção se contraiu 0,4% em comparação com outubro-dezembro do ano anterior.

Por outro lado, os aumentos do consumo e do gasto público, que avançaram 0,1% e 0,3%, respectivamente, suavizaram a freada forte da economia sul-coreana no início deste ano.

Esses dados foram divulgados depois que na semana passada o BoK reduziu sua previsão de crescimento para todo 2019 em um décimo, até deixá-la em 2,5%, devido às incertezas globais que afetam especialmente as exportações sul-coreanas.

A economia sul-coreana veio desacelerando desde 2018, quando o PIB se expandiu 2,7% em todo o ano, quatro décimos a menos que em 2017.

O governo sul-coreano aprovou nesta quarta-feira um pacote de estímulo de 6,7 trilhões de wons (cerca de R$ 23 bilhões) com o objetivo de impulsionar o crescimento para este ano em um décimo.

O orçamento extraordinário será remitido em breve para sua aprovação na Assembleia Nacional, onde o governante Partido Democrático (PD) ostenta uma maioria simples. EFE