Explosão em mina de ouro deixa 8 mortos no Zimbábue
Harare, 27 mai (EFE).- Uma explosão ocorrida no domingo em uma mina de ouro no Zimbábue matou oito mineradores que trabalhavam de maneira irregular, informou nesta segunda-feira a polícia local.
O acidente ocorreu na mina Jumbo, em Mazowe, depois que a dinamite usada para fragmentar uma rocha provocou uma explosão que acarretou um desmoronamento, detalhou o policial David Tizwe, citado pela emissora de televisão estatal "ZBC".
Testemunhas declararam à "ZBC" que os mineradores não foram avisados sobre a utilização de dinamite, como costuma ser habitual.
"Estes mineradores não foram advertidos e foram surpreendidos pela explosão", disse uma testemunha, que se identificou como Hazman Jarvaza.
Estas tragédias são frequentes entre os mineradores no Zimbábue, cujas atividades não são reguladas na maioria dos casos.
O Banco Central do país, que necessita do ouro para apoiar suas reservas de divisa estrangeira, compra o metal sem questionar a origem, o que incentiva a mineração ilegal.
Pelo menos 23 mineradores morreram em fevereiro no Zimbábue após o rompimento de uma barragem e a inundação dos poços de duas jazidas de ouro nas quais havia pessoas trabalhando ilegalmente. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.