IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Apple adquire divisão de modems para celulares da Intel por US$ 1 bilhão

25/07/2019 22h58

Washington, 25 jul (EFE).- A Apple anunciou nesta quinta-feira que firmou um acordo para adquirir a divisão de chips de modems para smartphones da Intel por US$ 1 bilhão.

Com base no acordo, 2,2 mil funcionários da Intel passarão a trabalhar para a Apple, que também receberá equipamentos e diversas patentes.

A empresa fundada por Steve Jobs anunciou em comunicado que a operação deve ser concluída no quarto trimestre deste ano.

O negócio ocorre depois de a Intel ter anunciado a intenção de deixar o mercado de desenvolvimento e produção de modems para smartphones por não obter lucro.

A Apple era o único cliente da divisão comprada da Intel.

No comunicado, o executivo-chefe da Intel, Bob Swan, afirmou que o acordo permitirá que a companhia se concentre no desenvolvimento da tecnologia para a rede 5G.

Apesar da negociação, a Intel manterá capacidade de desenvolver modems para outros dispositivos, como computadores pessoais, veículos autônomos e equipamentos relacionados com a internet das coisas.

Em abril, a Apple anunciou um acordo com a Qualcomm para encerrar uma longa disputa judicial. O pacto prevê que a companhia volte a fornecer chips para iPhones durante "muitos anos".

No entanto, especula-se que a Apple trabalha para produzir seus próprios chips 5G. Por isso, a aquisição da divisão de modems da Intel seria de vital importância para poupar anos de trabalho de desenvolvimento tecnológico.

De acordo com o anúncio, a Apple passará a ter após a conclusão da operação 17 mil novas patentes sobre o segmento.

"A Apple está emocionada de ver tantos excelentes engenheiros se unirem ao nosso crescente grupo de tecnologias para celulares", disse o vice-presidente de Tecnologias de Hardware da Apple, Johny Srouji. EFE