Apple adquire divisão de modems para celulares da Intel por US$ 1 bilhão
Washington, 25 jul (EFE).- A Apple anunciou nesta quinta-feira que firmou um acordo para adquirir a divisão de chips de modems para smartphones da Intel por US$ 1 bilhão.
Com base no acordo, 2,2 mil funcionários da Intel passarão a trabalhar para a Apple, que também receberá equipamentos e diversas patentes.
A empresa fundada por Steve Jobs anunciou em comunicado que a operação deve ser concluída no quarto trimestre deste ano.
O negócio ocorre depois de a Intel ter anunciado a intenção de deixar o mercado de desenvolvimento e produção de modems para smartphones por não obter lucro.
A Apple era o único cliente da divisão comprada da Intel.
No comunicado, o executivo-chefe da Intel, Bob Swan, afirmou que o acordo permitirá que a companhia se concentre no desenvolvimento da tecnologia para a rede 5G.
Apesar da negociação, a Intel manterá capacidade de desenvolver modems para outros dispositivos, como computadores pessoais, veículos autônomos e equipamentos relacionados com a internet das coisas.
Em abril, a Apple anunciou um acordo com a Qualcomm para encerrar uma longa disputa judicial. O pacto prevê que a companhia volte a fornecer chips para iPhones durante "muitos anos".
No entanto, especula-se que a Apple trabalha para produzir seus próprios chips 5G. Por isso, a aquisição da divisão de modems da Intel seria de vital importância para poupar anos de trabalho de desenvolvimento tecnológico.
De acordo com o anúncio, a Apple passará a ter após a conclusão da operação 17 mil novas patentes sobre o segmento.
"A Apple está emocionada de ver tantos excelentes engenheiros se unirem ao nosso crescente grupo de tecnologias para celulares", disse o vice-presidente de Tecnologias de Hardware da Apple, Johny Srouji. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.